Um estudo realizado pelo Mercado Livre/IBOPE Conecta com 512 empreendedores de micro, pequenas e médias empresas revelou um crescimento nos números apresentados pelo comércio eletrônico (e-commerce) no ano de 2016.
A pesquisa apontou que 77% dos empreendedores registraram um crescimento nas vendas via internet, gerando uma taxa de aumento média de 41%. Os números confirmam as boas expectativas do setor para este ano, que registra 94% de empreendedores confiantes com o crescimento também em 2017.
Confiança nas empresas
Segundo os entrevistados, grande parte desse aumento na confiança e vendas do comércio eletrônico se baseia na maior segurança dos consumidores em compras online e aumento do acesso à internet e celulares smartphones.
Mesmo em época de crise, o estudo aponta que alguns fatores do comércio eletrônico favorecem o crescimento. Com o aumento do mercado online, muitas empresas apostam em benefícios ao consumidor para angariar clientes.
Formas de pagamentos mais atraentes, frete grátis e maiores ofertas pelo atual cenário econômico foram as principais razões citadas pelos micros, pequenos e médios empreendedores para apostar no crescimento das vendas neste ano e justificar o bom resultado de 2016.
O vento favorável no comércio eletrônico também impulsiona o mercado de trabalho relacionado ao setor para o ano de 2017.
Os bons números apresentados e as previsões para 2017 revelaram que metade dos entrevistados consultados durante o estudo pretende realizar contratações e aumentar suas equipes ainda este ano.
Apesar das micro, pequenas e médias empresas contarem, em sua maioria, com equipes menores de até três funcionários, o setor está aquecido para continuar sua escalada e alcançar números ainda melhores nos próximos anos.
Planejamento estratégico e estudo de mercado
As facilidades do comércio eletrônico são notáveis em relação a montar uma loja física, porém empreendedores devem ficar atentos e traçar todo um planejamento estratégico ao pensar em começar o seu negócio nas redes.
O e-commerce possui riscos e é importante ter consciência das dificuldades ao realizar um estudo para empreender na internet.
Post Relacionados
set06
jul05
jan31
jan15